sábado, 8 de setembro de 2012

Conectividade a bordo: interação carro e homem?

Sistema Sync Fusion

Esqueçam os carros voadores. A tecnologia do futuro é a interação que uma máquina pode ter com o homem. Até que ponto essa conectividade é positiva e até onde pode acomodar o motorista? Conectividade realmente é um novo começo de era. Diversas funções de um carro podem ser comandadas pela voz ou por simples toques no painel do carro. Ar condicionado, telefonia celular Bluetooth, eternos gb de memória para gravação de músicas, filmes e videoclipes e até funções como ligar o carro a distância e o ar condiciona juntamente com a estacão de rádio pré definida pelo condutor antes de sair do veículo. São tecnologias que no começo podem parecer supérfluas, mas que ajudam o motorista no dia a dia tão dinâmico dos grandes centros. A Ford tem para mim o sistema mais atualizado e interativo do mercado. O Sync é a famosa central multimídia interativa dos veículos da marca. Está hoje presente no Fusion nas versões seis cilindros e na Hybrid. Desenvolvida em parceria com a Microsoft(empresa conhecida pela experiencia na área de sistemas operacionais)uma das facilidades do sync é a 
questão de poder servir de varias maneiras e com diversas configurações. No New Fieste e na NovaEcosport se tem um sistema menor com tela no alto do console que controla principalmente as funções de telefone e dos dispositivos eletrônicos como controle de descida, controle de estabilidade e tração no caso da Ecosport.


New fiesta aposta na conectividade com a telefonia móvel. 
No Ford fusion ele apresente uma tela colorida no centro do console que mostra informações variadas sobre temperatura ambiente, temperatura a ser selecionada no ar condicionado, eternos gigabytes para arquivos de fotos, vídeos e musicas e ainda a mesma função presente no New Fiesta. Há opções de troca de fundo de tela, boas-vindas (agora em português depois da recente atualização) e mapas de GPS com voz brasileira nos modelos que já receberam oupgrade. Mudança de iluminação interna do piso e dos porta-copos e outras funções que aproximam o carro do motorista. Na ecológica versãoHybrid se tem ainda dados como carga das baterias (regenerativas que se recarregam nas frenagens), uso predominante de um sistema (baterias, motor a combustão ou a junção de ambos) e ainda dados para uma maior economia de combustível e consequentemente menos emissão de CO2. Mas a Ford guardou o melhor do Sync para o utilitário canadense Edge. Na versão Limited ele tem um painel totalmente touchscreen, sem botões físicos. As telas que podem ser de 4 a 8 polegadas são ligadas não só aos diversos itens de entretenimento mas também a chave presencial MyKey, onde se pode restringir determinadas funções do veículo (como por exemplo desligar o áudio ou limitar a velocidade do veiculo a60km/h na hora de entrega-lo para um manobrista). Tem câmeras traseiras para visualização quando engatar a macha ré e sensores de ponto cego que iluminam o retrovisor em três cores diferentes dependendo da proximidade de um objeto nas laterais do veículo. O sistema ainda inclui 2 portas USB e SD Card. Tem comandos de voz em português caso o motorista queira falar uma rota no GPS, atender ou recusar uma ligação ou mudar a direção do ar condicionado na cabide.

E a tendência da interatividade também chegou a veículos mais acessíveis. A Chevrolet divulgou um teaser (espécie de imagens que mostram apenas alguns pontos do veiculo antes do lançamento oficial) um sistema mundial de entretimento para o Onix na versão topo-de-linha LTZ. A central Mylink já equipa a novíssima geração do Malibu (que virá para o Brasil). É uma central mundial que também tem diversas funções de personalização e comodidade para o motorista. Além disso já se tem investido em gerações atuais para modelos de baixo custo. Ou seja, já se tem adquirido a ideia de que mesmo modelos de porte menor e preço mais acessível tem que seguir a tendência do acumulo de funções na tela do veiculo. E você aí que pensa em carros voadores, pode esquecer. O único jeito é pedindo para ele.


MYLINK: aposta da GM no novo compacto Onix. 
Um grande abraço. Christian Casalino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário